Comentários

Verifiquei com agrado que algumas pessoas têm utilizado este espaço para fazer comentários diversos sobre assuntos ligados à Matemática. Para uma gestão mais fácil, e a não ser que o comentário seja especificamente relativo a alguma das categorias da página, poderão utilizar este local para qualquer sugestão, pergunta, comentário que entendam fazer.

Muito obrigada pela visita.

Anabela Matoso

33 respostas

  1. Sou uma aluna de matemática na Escola Superior de Educação do Porto, que por acaso é de Gondomar:) Gostei muito do site que me deu uma boa ajuda no que procurava! Era bom que houvesse materiais também de 5º e 6º ano, área que irei dar futuramente! Obrigado e continuação de bom trabalho!

  2. Obrigada Joana pelo simpático comentário. Neste momento, uma vez que não lecciono 5º e 6º anos, não está prevista a inclusão de material desses anos lectivos mas se puder ajudar de outra forma, farei o possível.
    Saudações e sucesso no curso.

  3. Voçê é um anjo por ter criado este site com os exames. para mim o do 9º ano vai ser muito preciso…
    E para mais pessoas também.
    Muito, muito obrigada. Já agora tem a correcção?
    Por favor responda.

  4. Suz
    De momento não tenho a correcção num formato que possa apresentar mas se leres com atenção os critérios de classificação ( que estão incluidos no ficheiro) ficas praticamente com a resolução do exame. Se tiveres alguma questão, diz.
    Bom trabalho

  5. ola, eu queria agradecer por proporcionar estas fichas de trabalho a nós, alunos.Eu tenho 12 anos e sou de braga, como ja tinha estudado tudo o que a professora marcou para o teste, decidi vir à internet e encontrei a sua página. As fichas ajudaram-me imenso a estudar para o teste!Muito Obrigado!!!

  6. Ainda bem que foram úteis. Fico contente por ver que procuras mais exercícios para resolver. É um bom princípio.
    Espero que continues a visitar a página.
    Bom trabalho

  7. Olá.Tenho 3 filhos a estudar no 3º ciclo e ás vezes,não é fácil acompanhar os estudos deles.Como não sou nenhum “Einstein”,o seu site,veio mesmo a calhar 🙂
    Parabéns pelo mesmo e pelo o trabalho e dedicação a uma causa.Se os nosso políticos tivessem um bocadinho da sua dedicação para connosco,este país seria bem melhor para todos! Bem haja…

  8. Muito obrigada!
    É muito bom para mim saber que este pequeno esforço ajuda alguém a tornar o estudo da Matemática um pouco mais simples. Gostava de ter mais tempo porque tenho muitas ideias mas entre preparar e dar aulas, fazer e corrigir fichas e educar dois filhos sobra pouquissimo tempo (mesmo que a Srª Ministra ache que os professores fazem pouco!). Desculpe mas não resisti 🙂
    Espero que continue a visitar a página e que lhe continue a ser útil.
    Mais uma vez obrigada pelo simpático comentário.

  9. Adoro este site, ajuda-me imenso e espero que seja actualizado frequentemente com novas propostas de trabalho.
    Só acho que devem estar mais soluçoes incluidas nas fichas, porque já fiz download de algumas fichas do 12º ano e nem todas têm soluçao.

  10. Luis, ainda bem que o site te ajuda no teu estudo. Quanto às soluções vou tentar incluir mais algumas mas o tempo é muito pouco. Já agora se alguém quiser ajudar a actualizar este site pode anviar para o meu mail em ficheiro que eu coloco na página, referindo a origem.
    Continua a trabalhar assim e espero que voltes.

  11. Como mãe quero agradecer por ter colocado á disposição este blog, porque para poder ajudar o meu filho tenho que também aprender.
    Sei que não lecciona o 6º ano mas por acaso tem conhecimentos de links para que eu possa ter acesso ás disciplinas curriculares?
    Antecipadamente agradeço pela atenção dispensada

  12. Cara Srª
    Também sou mãe de uma aluna do 6ºano e tenho procurado sites com material para esse ano mas não encontrei nada. A única ajuda que consegui foi na área da Matemática e da Língua Portuguesa com as provas de aferição que foram sendo feitas ao longo dos anos. O endereço é http://www.gave.pt . Penso que algumas vêm com os critérios de correcção o que nos ajuda a perceber qual era a resposta.
    Espero que ajude.
    Obrigada por visitar a página.

  13. Ola!
    Estou no nono ano e amanha tenho simulação de exame de matemática (a minha escola decidiu adoptar esse sistema). estava a passar na net tentando obter mais informação possível sobre os exames dos anos anteriores. Apesar de ser normalmente uma boa aluna de matemática, sinto q ainda tenho muitas falhas, q aliadas ao meu anormalmente extremo nervosismo me preocupam no sentido da nota final, pq tenho receio de desilidir o professor ou ate mesmo a minha familia, apesar de (oficialmente) nao contar para a nota.
    Sinto q, mesmo sem ser o exame oficial, tenho q estudar o q dei em dois anos e um periodo, apenas numa semana ou duas e claro, nunca sabemos o q vai sair. como tenho uma pessima memoria, espero q o raciocinio me valha! 🙂
    Gostaria de ter mais apoio, principalmente a matematica, q e a minha disciplina favorita mas tambem a qual eu tenho mais dificuldades em tirar a nota desejada…

    obrigada pela oportunidade de desabafo.

  14. Descobri o seu site porque estou um pouco preocupada pois quero ajudar a minha filha que está no 6ºano e não é muito boa a matematica e eu gostava de encontrar fichas de matematica do 6ºano para a puder ajudar. se me puder ajudar agradeço

  15. Como não lecciono o 6º ano é mais difícil ter testes e fichas de avaliação em ficheiro mas também tenho uma filha no 6º ano e o que faço com ela é resolver as provas de aferição que estão disponíveis na página do gave (ministério da educação) cujo endereço é http://www.gave.pt .
    Também tenho um caderno de actividades (na FNAC deve encontar vários ) de onde vou retirando exercícios para ela fazer.
    Se eu entretanto conseguir em ficheiro alguma ficha terei todo o gosto em enviá-la. Espero ter ajudado.
    Saudações de mãe para mãe

  16. Há três tipos de provas de aferição no site que referi:
    1º, 2º e 3º ciclo. Uma vez que falou no 6º ano deve fazer download das provas do 2º ciclo. Ontem não referi mas o tipo de exercícios das provas de aferição é um pouco diferente dos que provavelmente os alunos fazem nas aulas mas são muito importantes e os alunos devem ser treinados no tipo de racicínios que lá aparecem. Convém ter também um caderno de exercícios para que treinem também os exercícios mais directos. O importante é que veja a ” matéria ” que a filha está a leccionar e procure exercícios do mesmo tema.
    Espero ter esclarecido um pouco.
    Obrigada e até à próxima

  17. Cara Lídia
    Não conheço outros sites onde existam fichas de 6º ano mas no mesmo site onde encontrou as provas de aferição de Matemática poderá também encontar de Língua Portuguesa.
    Até à próxima

  18. O meu comentário é apenas para a felicitar pelo excelente site! Sou professora de matemática e venho dar uma espreita sempre que possivel. Os meus parabéns, hoje em dia não é qualquer professor que se predispõem a disponibilizar tantas ferramentas para os alunos. Esperemos agora, que as saibam rentabilizar. :)))
    Carlinda

  19. Obrigada pelo apoio. Felizmente tenho bastantes alunos a visitar regularmente a página e a trabalhar com os materiais que aqui encontram. São esses alunos que me vão dando ânimo para continuar sempre na esperança de poder chegar a mais alguns.Os comentários agradáveis que vou recebendo fazem-me acreditar que vale a pena.
    Bem haja e seja bem-vinda

  20. Parabéns pelo site e muito obrigada por se lembrar dos “alunos extra”. Estes exercícos têm-me ajudado muito no meu estudo! Queria pedir-lhe que colocasse, no site, a correcção das fichas do 12ºano, para verificar se resolvi os exercícios correctamente.

  21. Muito obrigada.
    Quanto às correcções as que existem em formato digital já estão publicadas. Eu sei que faz falta mas o tempo que tenho não dá para mais. Tentarei ir colocando das novas fichas.
    Espero que continue a usar a página e que ela lhe seja útil.
    Até breve

    Um abraço

    Anabela Matoso

Deixe um comentário